Fone: (44)
3011-4210
 
  • cursinhos, vestibular, curso preparatório, aulas práticas
  • cursinhos, vestibular, curso preparatório, aulas práticas
cursinhos, vestibular, curso preparatório, aulas práticas

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSINHO

Maringá, 21 de Outubro de 2019.

Cursinho UEM 



Cursos de Apoio ao Vestibular UEM – Verão 2019

Turma III

Totalmente gratuitos



Duração do curso:

08 de outubro a 08 de dezembro de 2019. 

 

Total de Vagas: 120

 

Período das aulas:

Noturno: Segunda a Sexta, das 19h00 às 23h00 (aproximadamente)

Sábados e domingos (Matutino e Vespertino)

(06 cursos semanais aproximadamente) 

IMPORTANTE

Durante o período de segunda à sexta, os cursos poderão ser oferecidos em qualquer um dos dias da semana, incluindo feriados. Assim, podem chegar a uma carga de 6 ou mais cursos semanais.

Nas aulas que ocorrerão aos finais de semana poderão ser oferecidos cursos extras ou ainda aulas complementares de determinados conteúdos, caso se faça necessário.

 

Local das Aulas:

Bloco 033 (UEM – Campus Sedes), Salas 05 e/ou 06


Período de Pré-Inscrição:

Início: 23 de setembro

Término: às 23h59min do dia 29 de setembro de 2019.


IMPORTANTE

A pré-inscrição somente poderá ser realizada por meio do endereço eletrônico: 

https://www.cursinhouem.com.br/inscreve

 

Resultado dos Selecionados: 

Primeira chamada: 30/09 (A PARTIR DAS 15 HORAS)   

Matrícula: 30/09 a 02/10

Segunda Chamada: 02/10 (A PARTIR DAS 15 HORAS)

Matrícula: 03/10 a 04/10

Chamada especial: 04/10 (A PARTIR DAS 15 HORAS)

Matrícula: 07/10

IMPORTANTE

1.  AS CHAMADAS DOS SELECIONADOS SERÃO DIVULGADAS POR MEIO DO ENDEREÇO:

 https://www.cursinhouem.com.br/chamadas

2.  PARA EFETUAR A MATRICULA, O SELECIONADO DEVERÁ COMPARECER PESSOALMENTE ATÉ A SECRETARIA DO CURSINHO UEM, LOCALIZADA no Bloco 006 da UEM (quase em frente a Caixa Econômica Federal, junto ao novo Ambulatório de Psiquiatria).

 

FORMAS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 

Primeira chamada (regular):

Os pré-inscritos serão selecionados nas seguintes modalidades:

- Servidores/Dependente de Servidores;
- Ex-Alunos do Cursinho UEM;
- Cotistas Raciais (20% do total de vagas).

Obs: caso, na Primeira Chamada, o número de inscritos nas citadas modalidades supere o número total de vagas oferecidas, será utilizado como critério de seleção a Ordem de Pré-inscrição.


Segunda Chamada (regular):

Serão selecionados pré-inscritos como Cotistas Raciais, não selecionados na 1ª chamada, visando inteirar o percentual de 20% da reserva de vagas. Isto ocorrerá caso as vagas não tenham sido preenchidas pelas matriculas de cotistas provenientes da 1ª Chamada.

Neste caso, será utilizado como critério de seleção a Ordem de Pré-inscrição, quando o número restante de Cotistas Raciais pré-inscritos (não selecionados em 1ª Chamada) for superior ao número de vagas remanescentes destinadas aos mesmos.

Posteriormente a isso, serão selecionados para o restante das vagas remanescentes tanto os pré-inscritos como Comunidade Externa quanto os pré-inscritos como Cotistas Raciais (excedentes não selecionados dentro do percentual de 20% da reserva de vagas) que estejam cursando ou tenham finalizado o 3º do ano do Ensino Médio de Escola Pública.

Neste caso, se o número de pré-inscritos restantes (Comunidade Externa e Cotistas Raciais excedentes ao percentual de 20% das vagas) superar o número de vagas remanescentes também será utilizado como critério de seleção a Ordem de Inscrição.

 

Chamadas Especiais

As Chamadas Especiais poderão ser realizadas caso ocorra sobra de vagas ou ainda desistências após a finalização das chamadas regulares e/ou após o início dos cursos. Neste caso, a seleção ocorrerá utilizando-se do poder discricionário da Coordenação e da Equipe responsável pela organização dos Cursos de Apoio, podendo, por exemplo, selecionar candidatos que deixaram de realizar a pré-inscrição, bem como aqueles que não tenham frequentado ensino médio público. 

IMPORTANTE: Excetuando as chamadas especiais, o critério para matricular-se em uma das chamadas regulares (primeira e segunda) é o de necessariamente haver concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio, podendo ser automaticamente excluído, a qualquer tempo, o matriculado que não cumpra este requisido ou que tenha concluído curso de graduação em qualquer área. 

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

 

Quem oferece os Cursos Gratuitos de Apoio ao Vestibular da UEM?

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece os cursos de apoio gratuitos por meio do Projeto de Extensão Apoio a Atividades Institucionais, Acadêmicas, Culturais, Sociais, Políticas e Comunitárias (PROCIVITAS/DCS) e do Programa de Democratização da Escolaridade e Desenvolvimento Profissional (PROOMNIS), responsável pelo Cursinho UEM, que estão vinculados, por sua vez, ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tais cursos de apoio contam também com a ajuda da Associação de Amigos e Colaboradores do Curso Pré-vestibular da Universidade Estadual de Maringá (ACCUEM).

Como funciona a seleção de alunos para os Cursos de Apoios ao Vestibular UEM?

De todas as pré-inscrições que recebemos, é dada prioridade para candidatos que forem servidores ou dependentes de servidores da UEM, além de candidatos que forem ex-alunos do Cursinho UEM e ainda 20% para pré-inscritos como cotistas raciais, que se autodeclararem como afro ou índio-descendentes.

Após o atendimento a esses critérios, são selecionados os pré-inscritos da Comunidade Externa (Alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e egressos) por ordem de inscrição. 

IMPORTANTE

Nas categorias de Comunidade Externa e Cotistas aplicamos como critério a ordem de pré-inscrição, ou seja, selecionamos quem realizou a pré-inscrição primeiro. Sendo assim, os candidatos que realizarem a pré-inscrição mais rapidamente no nosso site terão prioridade.

PARA SABER MAIS: 

 

Como funcionam as aulas e qual é a grade curricular? 

O Curso Gratuito de Apoio ao Vestibular é ofertado no período noturno, podendo ser realizado de duas a três vezes por semana, durante os dias de segunda à sexta-feira. As aulas terão início às 19:00h e se encerrarão às 23:00h aproximadamente. Quando necessário, os professores poderão marcar aulas extras aos finais de semana e feriados para complementação de conteúdo, sendo oferecidas no período matutino e/ou vespertino.

A grade curricular é composta por Biologia, Física, Química, Matemática, História Geral, História do Brasil, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Gramática, Geografia, Redação, Literatura, Filosofia, Sociologia, entre outros. 

Sou aluno cursando o ensino médio, posso participar do Cursinho UEM? 

Para candidatos que ainda estejam cursando o ensino médio, somente serão aceitos alunos do terceiro ano.

 Já possuo curso de ensino superior completo, posso participar do Cursinho UEM?  

O projeto busca a democratização do ensino superior e as vagas são destinadas de modo prioritários à candidatos que ainda não são graduados.

 

Metodologia de Ensino:  

Em razão do nosso projeto ter um viés voltado à inclusão social, o conteúdo programático de nossas aulas é trabalhado conforme o ritmo da sala de aula. Desse modo, priorizamos uma relação de ensino voltada à aprendizagem efetiva, dando atenção os alunos de mais idade e que há mais tempo estavam fora da sala de aula, razão que justifica o fato de, no início, os conteúdos serem dados no ritmo mais compassado e didático possível.

 

CONTATO: 

Telefone: 44 3011-4210

Whatsapp: 44 9882-9450 

E-mail: [email protected]

Bloco 006–Universidade Estadual de Maringá. 

(Próximo a Caixa Econômica Federal, junto ao novo ambulatório de psiquiatria)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda à Sexta:

14:00 às 17:00

(Período 09 a 27 de Setembro de 2019)